Emissão Renascença | Ouvir Online

Venha "burricar" com "vagar" por terras de Miranda do Douro

25 jul, 2014 • Olímpia Mairos

O convite é da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino que, até domingo, realiza o festival itinerante “L Burro i L Gueiteiro”. Uma iniciativa, que viaja por pequenas aldeias das terras de Miranda, tendo por companhia o burro mirandês.

Venha "burricar" com "vagar" por terras de Miranda do Douro
Já está na estrada o Festival Itinerante de Cultura Tradicional “L Burro i L Gueiteiro”, uma iniciativa da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), que vai levar os cerca de 200 participantes por velhos caminhos e carreiros, entre Granja, Fonte Ladrão, Palaçoulo e Prado Gatão, no concelho de Miranda do Douro.

"É um festival diferente, decorre de forma itinerante e viaja por pequenas aldeias do planalto mirandês, tendo a particularidade de mostrar o que cada uma tem de melhor ao nível cultural ou dos seus valores naturais", conta à Renascença Miguel Nóvoa, da AEPGA.

Um dos objectivos do festival é "fazer com que a arte e a cultura sejam motor de revitalização da região", com novas aproximações artísticas, sociais e económicas, fomentando sinergias entre a fauna e a flora e o património cultural, material e imaterial.

Durante os dias do evento, os participantes têm oportunidade de interagir com a população na companhia do burro de Miranda e ao som de instrumentos tradicionais.

Caminhadas na companhia do burro mirandês, sestas burriqueiras, oficinas de cantos da terra, visita às indústrias e aos artesãos de Palaçoulo para descobrir a arte da tanoaria e da cutelaria, oficinas de percussão tradicional, o cultivo de cogumelos e a elaboração de uma farmácia caseira com base em plantas selvagens são algumas das actividades previstas.

O festival conta ainda com a actuação do grupo de Pauliteiros da aldeia da Granja, uma peça de teatro e marionetas de Mandrágora e concertos de Adufe&Alguidar e Las Çarandas.