Emissão Renascença | Ouvir Online

Monumentos e museus receberam 1,6 milhões de visitantes

23 jul, 2014

Dados da Direcção-Geral do Património Cultural são referentes ao primeiro semestre do ano.

Monumentos e museus receberam 1,6 milhões de visitantes

Os monumentos, museus e palácios nacionais receberam mais de 1,6 milhões de visitantes no primeiro semestre deste ano.

Fonte da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) disse à agência Lusa que, entre Janeiro e Junho, o universo destes espaços culturais públicos foi visitado por um total de 1.678.916 pessoas.
 
Os monumentos receberam 942.121 visitantes, os museus tiveram 573.876 e os palácios 162.919 visitantes. 
 
Desde Junho deste ano que onze museus, monumentos e palácios tiveram um aumento do preço dos bilhetes entre 50 cêntimos e três euros, com o objectivo, segundo a DGPC, de uniformizar e actualizar os critérios de acesso público.
 
Na maioria, o aumento foi de 50 cêntimos, em alguns foi de um euro e apenas o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, teve um aumento de três euros, passando a entrada de sete para dez. 
 
As entradas gratuitas ao domingo de manhã foram substituídas, na mesma altura, por entradas gratuitas ao primeiro domingo de cada mês. 
 
A DGPC, organismo da Secretaria de Estado da Cultura, tem a seu cargo a gestão directa de 23 monumentos e museus, entre os quais se incluem cinco monumentos inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO. 
 
Em 2013, o conjunto destes espaços culturais tinha recebido 3,4 milhões de visitantes, representando um aumento 7,9% no número de entradas, em comparação com 2012, segundo as estatísticas oficiais. 
 
Na altura, a DGPC tinha explicado que o aumento de visitas aos palácios, nesse ano, estava relacionado sobretudo com a exposição da artista plástica Joana Vasconcelos, no Palácio Nacional da Ajuda, que registou um total de 235.372 visitantes, cerca de 47% do total das entradas nos palácios.