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É um selo com a minha cara, por favor

15 jul, 2014 • Eunice Lourenço

CTT põe máquinas itinerantes a fazer selos personalizados pelo país. Nasceram selos com imagens de autarquias, instituições, pequenas empresas, mas também de famílias, netos ou filhos.

Não é só a Rainha de Inglaterra ou o Rei de Espanha que podem ter a cara nos selos dos correios. Essa é agora uma possibilidade ao alcance de qualquer um .

Desde 2007, que os CTT têm uma iniciativa chamada “O meu selo”, mas até há pouco tempo só era possível fazer via Internet. Recentemente, os CTT puseram a circular pelas lojas do país cinco máquinas que permitem fazer o selo no momento, como explicou à Renascença o director da rede de lojas os CTT, Pedro Silva, para quem esta é mais uma forma de aproximar os Correios dos cidadãos.

E é foi isso que aconteceu durante três semanas na loja dos Correios do Cadaval, um concelho da Região Oeste, onde esteve uma das cinco máquinas itinerantes. O sucesso foi tanto que foram feitos mais de 12 mil selos, quase tanto como a população de todo o concelho que pouco passa dos 14 mil.

Marta Fonseca, a gestora da loja, diz que foi “muito bom, uma surpresa muito agradável” a adesão de autarquias, empresas e particulares a este produto. Fruto de um esforço de divulgação feito pela sua equipa de atendimento, a loja do Cadaval está a ser a “campeã” dos selos personalizados.

Para fazer um selo personalizado, “basta enviar um email com a fotografia que quiser e o resto fazemos nós”, diz Marta Fonseca, acrescentando que o cliente também pode chegar à loja com a imagem que deseja e os CTT tratam da digitalização.

E assim foram nascendo milhares de selos com imagens de autarquias, instituições, pequenas empresas, mas também de famílias, netos, filhos, como afirma a gestora da loja: “É o pai que faz uma surpresa à filha, o marido que faz à esposa ou uma família, é o casamento ou o baptizado. São coisas particulares que não sei se vão circular.”

Mesmo sem ter certeza que os selos mais familiares circulem, Marta Fonseca acredita que este produto aproxima as pessoas.