Tempo
|

Um Verão, 14 Destinos

A Barcelona das cores e das histórias

11 jul, 2014 • Carolina Rico

O Verão tem 14 semanas. A Renascença dá-lhe uma sugestão por semana. Descanso para todos os gostos.

A Barcelona das cores e das histórias
Barcelona é cor. Durante toda a sua história, a capital da Catalunha foi tela de um sem número de artistas e é casa de 50 museus.

Pintada por Picasso, Miró e Dali, erguida por arquitectos de traço modernista como Gaudí, que com o seu estilo próprio que encheu a cidade de curvas ondulantes e dragões com escamas de todas as cores.

O Park Güell (na foto em cima) resultou de um desafio que Eusebi Güell, mecenas de Gaudí, fez ao arquitecto: criar uma cidade-jardim num terreno irregular com 150 mil metros quadrados.

O arquitecto trabalhou durante 14 anos numa urbanização inspirada e integrada na natureza, que acabou por se revelar um fracasso comercial. Das 40 casas planeadas, foram construídas apenas duas.

Gaudí viveu numa delas, hoje transformada num museu sobre a vida e obra do arquitecto.

Casa Batlló
Casa Batlló. Foto: DR

Os dragões estão presentes em vários trabalhos de Gaudí.

Cobertos de peças de cerâmica colorida no Park Güell ou deitados no telhado da Casa Batlló. Com escamas em vez de telhas, esta casa esconde ainda um fato de arlequim, apenas denunciado pelas varandas em forma de máscara.

Construída para um empresário entre os anos 1904 e 1906, e apesar da oposição inicial das autoridades municipais, o projecto deu a Gaudí total liberdade criativa. O resultado é um edifício ousado, de formas e cores exuberantes, num jogo propositado com os reflexos do sol.

Em Barcelona, as pedras falam


Basílica da Sagrada Família
Basílica da Sagrada Família. Foto: DR

A basílica da Sagrada Família é, segundo dados de 2011, o espaço cultural mais visitado de Espanha. A obra inacabada de Gaudí é um trabalho em progresso desde que a pedra foi ali colocada em 1882. Estima-se que esteja acabado em 2030.

Apesar de a obra ter sido encomendada ao arquitecto Francesc de Paula Villar, um ano depois do início do trabalho foi substituído pelo jovem Gaudí, que se dedicou ao projecto até data da sua morte, em 1926.

A cripta e a fachada da Natividade são as únicas partes da Sagrada Família construídas durante a vida do arquitecto. Foi graças aos seus modelos e desenhos, repletos de detalhe e simbolismo, que a obra continuou, financiada por doações privadas.

No Bairro Gótico, cada pedra conta uma história. É aqui que nos podemos perder num labirinto de ruelas e descobrir a presença dos romanos, mas também admirar os vitrais coloridos das catedrais medievais.

A catedral de Catedral de Barcelona destaca-se pela imponência mas compete em beleza com a Basílica de Santa Maria del Mar. Esta é uma igreja de estilo gótico catalão puro, construída pelos habitantes do humilde bairro dos pescadores, que durante mais de meio século, de 1329 a 1384, se entregaram à obra com o dinheiro de uns e o esforço de outros.

É também aqui que podemos visitar o Museu Picasso, cuja colecção permanente conta com 4.249 obras de diversos períodos, incluindo muitas peças criadas durante a juventude passada em Barcelona e a série completa de “As Meninas”.

Barcelona não dorme


As ''ramblas''
As "ramblas". Foto: DR

No Palau da Música Catalana, ainda no Bairro Gótico, há concertos todas as noites.
 
Barcelona é a cidade mais cosmopolita de Espanha. Passear em Las Ramblas é um percurso turístico obrigatório, mas a verdadeira energia da cidade vive-se nas ruas e praças que se descobrem por acidente – ao ouvir música numa esquina escondida ou dar de caras com uma festa que pode durar toda a noite.

Entre a praia e os passeios na zona nova, cujos edifícios e arranha-céus tentam competir com a história arquitectónica da cidade, a visita à Barcelona contemporânea não fica completa sem uma passagem pela Fundação Joan Miró – reúne a colecção pública mais completa da sua obra.

Para chegar ao castelo de Montjuïc há que subir 100 metros de teleférico. Uma oportunidade para ver a cidade na perspectiva dos pássaros, das montanhas ao mar, com todas as suas cores e histórias.

Este Verão, a Renascença dá-lhe a conhecer 14 destinos de férias em Portugal e no mundo. Espreite os destinos sobre os quais já escrevemos