Emissão Renascença | Ouvir Online

Escritores, artistas e... Sócrates no festival literário de Matosinhos

08 mai, 2014 • Maria João Costa

O ex-primeiro-ministro será o responsável pela conferência inaugural do LeV, o Festival Literatura em Viagem, que começa esta sexta-feira.

Escritores, artistas e... Sócrates no festival literário de Matosinhos
eleições

O LeV - Festival Literatura em Viagem regressa esta sexta-feira à Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos. Escritores, poetas, músicos, fotógrafos vão falar do mapa das suas viagens literárias durante três dias.

Trata-se de um festival literário, mas será a um político que cabem as honras de abertura. O ex-primeiro-ministro José Sócrates será o responsável pela conferência inaugural do LeV, o Festival Literatura em Viagem que até 11 de Maio vai decorrer em Matosinhos.

O evento, que ao longo de três dias transforma a Biblioteca Municipal Florbela Espanca no epicentro cultural de Matosinhos, vai contar com a presença de escritores como Francisco José Viegas, Pedro Mexia, Nuno Camarneiro, a poeta Maria do Rosário Pedreira ou os músicos Mafalda Veiga e Miguel Araújo Jorge.

O festival anual dedicado à literatura de viagens, que tem como lema a frase de Eduardo Lourenço "mais importante que o destino é a viagem", conta este ano com uma homenagem: o escritor de ascendência transmontana José Rentes de Carvalho, autor de livros como "Ernestina", "Mazagran" e "A amante holandesa", será homenageado numa sessão onde participam os escritores Bruno Vieira Amaral, Francisco José Viegas e o académico Carlos Nogueira.

Conversa e imagens inspiradas em Saramago
Mas nem só de livros se faz esta edição do LeV. Será estreada em Portugal a exposição do fotógrafo João Francisco Vilhena, intitulada "Lanzarote, a janela de Saramago". A mostra reúne um conjunto de imagens a preto e branco e sépia captadas pelo fotógrafo, que são acompanhadas por frases do prémio Nobel da literatura. A exposição que estará patente por estes dias na Galeria Municipal de Matosinhos tem por base o livro homónimo editado pela Porto Editora.

João Francisco Vilhena oferece ainda ao público outra exposição. "Polaroids e poemas - as imagens das palavras" reúne um conjunto de 14 imagens a preto e branco de escritores portugueses, como António Lobo Antunes, José Cardoso Pires, Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura entre outros.

Nas oito mesas de debate, que decorrerão entre sábado e domingo, na Biblioteca Florbela Espanca, haverá ainda oportunidade para ouvir artistas de outras áreas, como o coreógrafo Rui Lopes Graça, que em conversa com o escritor Miguel Miranda falará no sábado, a partir das 15h00, do "Mapa do corpo".

Ainda no sábado, o realizador de cinema António-Pedro Vasconcelos vai conversar com o escritor Valério Romão sobre o "Mapa do quotidiano".

No domingo, os músicos Mafalda Veiga, Miguel Araújo Jorge e a brasileira Verônica Ferriani vão conversar com a poeta e letrista Maria do Rosário Pedreira sobre "Duas escritas, a mesma língua".

Além de três idas de escritores às escolas da região, o LeV conta ainda com uma sessão com o ex-ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, que acaba de se estrear nas lides da literatura com o romance "O Chamador", editado pela Quetzal.

A reportagem da Renascença vai acompanhar ao longo destes dias o festival. Esta sexta-feira, o programa “Ensaio Geral”, que poderá ouvir depois das 23h30, vai ser feito a partir de Matosinhos. Serão entrevistados do programa de cultura da Renascença os escritores Valério Romão e Miguel Miranda e o fotógrafo João Francisco Vilhena.