Emissão Renascença | Ouvir Online

Funeral de Graça Moura realiza-se às 10h00

29 abr, 2014

O poeta e escrito morreu no passado Domingo, tinha 72 anos.

Está marcado para as 10h00 a missa de corpo presente, na Basílica da Estrela, de Vasco Graça Moura. Segue-se o funeral para o cemitério dos Olivais onde o corpo vai ser cremado. As cinzas do poeta e escrito viajam para a cidade do Porto, de onde Graça Moura era natural.

A Câmara do Porto cumpre, esta terça-feira, o segundo dia de luto municipal pelo desaparecimento daquele que considera ser “um dos grandes vultos da literatura portuguesa”.
Graça Moura morreu no Domingo, aos 72 anos, vítima de cancro. O presidente do CCB teve um percurso marcante na área das letras, tendo recebido vários prémios, entre os quais o Pessoa em 1995.

No entanto, Vasco Graça Moura teve também uma vida dedicada à causa pública. Era actualmente o administrador do Centro Cultural de Belém e foi um dos mentores da Expo 98 de Lisboa, entre outros cargos.

A vida política levou-o até Bruxelas em 1999 onde foi eurodeputado durante 10 anos no Grupo do Partido Popular Europeu. Fez parte da comissão nacional de reeleição de Ramalho Eanes em 1980 e da comissão política da candidatura de Cavaco Silva em 95.

Mais recentemente tornou-se numa das vozes mãos críticas do Acordo Ortográfico.