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Capela do Palácio da Ajuda reabre ao fim de um século

16 abr, 2014

Espaço é a casa da única tela do pintor El Greco existente em Portugal.

Capela do Palácio da Ajuda reabre ao fim de um século

A capela do Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde estará exposta a única tela de El Greco, em Portugal, "Santa face de Cristo", reabriu esta terça-feira ao público, depois um século de encerramento. 
 
O director do Palácio, José Alberto Ribeiro, disse à agência Lusa que reabrir a capela é "devolver ao olhar do público um espaço desconhecido".  
 
O óleo de El Greco é datado do primeiro quartel do século XVII, passa a fazer parte do programa museológico da capela, tendo sido adquirido pelo rei D. Luís, marido de D. Maria Pia. 
 
A capela está encerrada desde a proclamação da República em 1910, e o seu restauro "seguiu as indicações documentais de 1910, a partir dos arrolamentos judiciais [da República] do que estava em cada divisão do palácio real e é muito fiel ao que seria no final da monarquia", disse José Alberto Ribeiro.
 
O projecto da capela, explica, visou "restaurar o espaço que é muito bonito, e mostrar algumas peças de referência da colecção do palácio, como pinturas importantes de mestres italianos dos séculos XVII e XVIII, escultura e alfaias religiosas" em prata. 
 
Referindo-se à capela, José Alberto Ribeiro refere que é "construída quase toda em madeira, num programa decorativo feito pelo arquitecto Manuel Ventura Terra, em finais do século XIX, com o pintor Veloso Salgado, autor da pintura de Nossa Senhora com o Menino, que é o orago". 
 
A capela "é uma caixa em madeira de carvalho criada dentro de uma sala já existente no palácio, no piso térreo, à direita da entrada para o vestíbulo, na ala sul, e inclui alguns objectos criados pelo arquitecto, como as ferragens das portas e o sacrário, numa linha neomedieval e 'arts & craft' de final do século [XIX], que é das últimas novidades e tendências estéticas aqui
do palácio". 
 
O espaço religioso mostra alguns santos da devoção da rainha Maria Pia, nomeadamente Santa Rita de Cássia, S. Francisco Xavier, S. Carlos Borromeo e a Virgem de Paris, ligada à "imagem milagrosa", e ainda o seu missal, em madrepérola, disse José Alberto Ribeiro. 
 
"A antecâmara e a sacristia, com algum mobiliário original, foram musealizadas de forma a mostrar algumas peças de cariz religioso das colecções do palácio", acrescentou.