Emissão Renascença | Ouvir Online

Uma livraria que só vende um livro de Fernando Pessoa

27 mar, 2014

Durante uma semana, a "Livraria do Desassossego", em Oslo, na Noruega, só terá nas prateleiras o "Livro do Desassossego".

Uma livraria que só vende um livro de Fernando Pessoa

Christian Kjelstrup, um escritor norueguês fã de Fernando Pessoa, teve uma ideia: vender apenas uma obra literária do escritor português numa livraria. Até 2 de Abril, a "Livraria do Desassossego" só vai ter nas prateleiras "O Livro do Desassossego", de Bernardo Soares, semi-heterónimo pessoano.

A Casa Fernando Pessoa indica, em comunicado citado pela Lusa, que Kjelstrup aproveitou a oportunidade única de arrendar apenas por uma semana um espaço comercial no centro da capital norueguesa para realizar um sonho antigo.

Para dar um ambiente português à nova livraria, esta “pop-up store” (loja com tempo de vida limitado) contará, ao longo de toda a semana, com a ajuda do emigrante português Joel Oliveira, que tocará, para os visitantes, a sua guitarra portuguesa.

Logo no dia da inauguração, a iniciativa, apoiada pela Embaixada de Portugal em Oslo, revelou-se um êxito, refere a Casa Fernando Pessoa: mereceu uma reportagem do canal televisivo norueguês NRK e muitas referências e elogios nas redes sociais.