Tempo
|

Câmara do Porto organiza Feira do Livro sem a APEL

05 mar, 2014

Em mais de 80 anos, é a primeira vez que a autarquia assume a total organização da Feira do Livro. Evento muda também de data: passa de Maio para Setembro.

A Câmara do Porto vai organizar, entre 5 a 21 de Setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro da cidade, contando com o apoio da Biblioteca Almeida Garrett, anunciou a autarquia, em comunicado.

Em mais de 80 anos, é a primeira vez que a câmara assume a total organização da Feira do Livro, antes promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com quem o município mantinha um diferendo quanto aos custos da iniciativa.

Também pela primeira vez, o evento, que habitualmente se realiza em Maio, estará aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores e associações e cooperativas do sector.

A programação cultural da feira será da responsabilidade do pelouro da Cultura da autarquia e a empresa municipal Porto Lazer encarregar-se-á da logística e animação do certame.

A escolha da nova data, segundo o comunicado, teve como objectivo fazer coincidir a Feira do Livro do Porto com o início do ano lectivo.

Até 2012, a Feira do Livro era organizada pela APEL, que mantinha um diferendo com a autarquia devido à partilha dos custos do evento.