Emissão Renascença | Ouvir Online

Escritor Afonso Cruz procura dois livros únicos e promete recompensa

22 fev, 2014 • Maria João Costa

Entretanto, um recluso do Porto decifrou o enigma lançado pelo autor e recebeu um conjunto de livros.

O escritor Afonso Cruz lançou há meses o livro “Para onde vão os guarda-chuvas”. Entre os cinco mil exemplares da primeira edição há dois livros que são diferentes dos demais. O autor lançou um repto aos seus leitores: quem encontrasse esses exemplares únicos (com uma espécie de palavra passe) teria direito a um prémio se lhe escrevesse uma carta.

Ora, Afonso Cruz já recebeu uma missiva vinda de dentro de uma prisão. O autor recebeu uma carta de três páginas manuscritas. Um homem detido por homicídio numa cadeia do Porto dizia ter encontrado um dos dois exemplares únicos.

Afonso Cruz resolveu ir ao encontro do seu leitor, e foi quando percebeu que ele não tinha esse exemplar único, mas tinha desfeito o enigma na mesma.

O leitor, um antigo guia turístico agora detido, diz ter muito tempo livre para ler e pensar e deduziu o enigma como se entrasse na cabeça do escritor.

Afonso Cruz continua assim à procura dos dois exemplares únicos do seu livro, mas o leitor, que na prisão apenas tem direito a ter na cela cinco livros, vai receber na mesma a oferta de livros da editora Alfaguara por ter afinal desfeito um enigma.

O festival literário “Correntes d' Escritas” termina este sábado na Povoa de Varzim.