Tempo
|

Livro assinado por 12 autoras reverte para doentes de Alzheimer

21 fev, 2014 • Maria João Costa

Contos ilustrados contam histórias em homenagem àqueles que vão perdendo a capacidade de as contar. Cada escritora recebeu como tema uma cor.

"Do branco ao negro" é um livro escrito por 12 autoras, todas mulheres da literatura portuguesa. A obra reúne nomes como Ana Luísa Amaral, Clara Ferreira Alves, Lídia Jorge, Maria Teresa Horta ou Yvette Centeno, e reverte para a Associação Alzheimer Portugal.

O livro foi apresentado no Festival Correntes d'Escritas, que decorre na Póvoa de Varzim. As autoras contam 12 histórias em homenagem àqueles que vão perdendo a capacidade de as contar. Cada uma recebeu como tema uma cor.

Maria Teresa Horta ficou com a cor dos seus olhos. “O azul claro é uma coisa que tenho e de tal maneira está integrado em mim, que vejo todos os dias ao espelho, que não é cor já. Acho que este livro é um arco-íris, porque estão aqui autoras novas, que as pessoas não conhecem tao bem, e têm uma oportunidade de conhecer.”

A Lídia Jorge confiaram-lhe o verde água. “É uma história de vida e morte, mas com um triunfo do esplendor. Achei que era bom dado que é direccionado a determinados doentes. Achei que deveria falar de alguma coisa positiva que tivesse relacionamento com a vida. Foi muito fácil escrever, uma alegria. Aquilo que num primeiro momento me pareceu insólito acabou por ser um instrumento de coesão em relação à história.”

A obra editada pela Sextante reúne 12 contos ilustrados por Rita Roquette de Vasconcellos.