Tempo
|

Correntes d'Escritas faz 15 anos

19 fev, 2014 • Maria João Costa

Conferências, lançamentos de livros e encontros entre escritores e alunos marcam o festival literário, que decorre na Póvoa de Varzim.

Adriano Moreira é este ano o convidado da conferência de abertura das Correntes d'Escritas que começa esta quinta-feira na Póvoa de Varzim. O professor universitário irá falar sobre "A Língua e o Saber" perante uma plateia de escritores convidados para a 15ª edição do festival literário que decorre até domingo e que conta este ano também com uma parceria com a Fundação de Serralves.

O Museu Municipal da Póvoa de Varzim acolha a exposição "As palavras em liberdade na colecção de E.M de Melo e Castro", que revela o espólio depositado na Biblioteca de Serralves que o poeta reuniu. Livros, cartazes, folhetos e documentos que pertencem a uma das mais importantes coleções de poesia experimental.

A edição em que o "Correntes" chega à idade da adolescência é marcada também por diversos lançamentos de livros e conferências.  O poeta António Gamoneda, prémio Cervantes 2006, vai estar ao lado do ensaísta Eduardo Lourenço e de escritores como Lídia Jorge e João de Melo na primeira mesa de debate. A conversa, que tem como tema "pensamentos não são correntes de ninguém", está marcada para as 17h30 no Centro de Congressos Hotel Áxis Vermar.

Afonso Cruz, Miguel Real, João Ricardo Pedro, Valter Hugo Mãe, Ana Luisa Amaral, Ondjaki, Rui Zink e Miguel Sousa Tavares estão entre os outros convidados das diversas mesas de debate agenciadas.

Destaque ainda para as  conferências marcadas para a tarde de sexta e a manhã de sábado dedicadas à poesia e que irão reunir alguns dos mais recentes nomes da poesia portuguesa como Margarida Ferra, Pedro Teixeira Neves ou Inês Fonseca Santos. Filipa Leal, outra das jovens poetas portuguesas irá estar à conversa com a escritora Maria Teresa Horta a quem é este ano dedicada a revista das Correntes d'Escritas.

Em agenda, além de diversas visitas de escritores às escolhas do concelho, também haverá diversos lançamentos de livros. A Assírio e Alvim apresenta, por exemplo, o livro de poesia "A Misericórdia dos Mercados", de Luis Filipe Castro Mendes; a Verbo edita "Os passos em volta dos tempos de Eduardo Lourenço" de Carlos Câmara Leme; a Alfaguara traz à Póvoa o espanhol José Ovejero premiado em 2013 pelo seu romance "A invenção do amor" que agora é lançado em Portugal. Já a editora Teodolito, de Carlos da Veiga Ferreira, apresenta dois títulos: um de Rui Zink, outro de Maria Manuel Viana; quanto à editora Caminho lança "Wasteband", de Patricia Portela, a autora que também irá participar numa das mesas de debate.

A Renascença acompanha o "Correntes d'Escritas" até sábado. Sexta-feira o programa "Ensaio Geral" será feito a partir da Póvoa de Varzim e terá entre os convidados o escritor Miguel Sousa Tavares.