Emissão Renascença | Ouvir Online

Bienal de ilustração para a infância abre esta quinta-feira

15 jan, 2014

No Museu da Electricidade estão instalados dezenas de cubos coloridos feitos de espuma que servem de suporte às 150 ilustrações dos 50 autores seleccionados.

Cinquenta ilustradores de todo o mundo revelam a arte de ilustrar para a infância, na bienal internacional Ilustrarte, que é inaugurada na quinta-feira, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

A Ilustrarte cumpre dez anos de existência a divulgar a mais recente produção de ilustração para a infância, em exposições bienais que têm ganho reconhecimento internacional, a avaliar pelo número de participantes da edição de 2014: cerca de 2.000 autores de 72 países.

"Acho que é de realçar esse aspecto, sobretudo nos tempos de crise. Conseguir seis edições é obra. A bienal em si tem correspondido: os números mostram que a implantação a nível internacional tem vindo a crescer", afirmou à agência Lusa o comissário da bienal, Eduardo Filipe.

No Museu da Electricidade, que tem sido a casa das mais recentes edições, estão instalados dezenas de cubos coloridos, feitos de espuma, que servem de suporte às 150 ilustrações, dos 50 autores seleccionados pelo júri internacional.

Entre os 50 ilustradores está a alemã Johanna Benz, a premiada desta edição da Ilustrarte, com as ilustrações de um livro cuja personagem principal é o acordeonista colombiano Francisco "Pacho" Rada, falecido em 2003.

"É uma obra originalíssima, com uma consistência interna grande" e que conta uma história com "uma forma gráfica fantástica", afirmou Eduardo Filipe, referindo que a escolha de Johanna Benz "foi uma vitória por unanimidade".

O júri da Ilustrarte decidiu ainda atribuir menções especiais aos trabalhos do argentino Diego Bianki e da polaca Urszula Palusinska.

Da exposição fazem ainda parte seis ilustradores portugueses, que são bem conhecidos do público português, referiu Eduardo Filipe: Bernardo Carvalho, Teresa Lima, João Vaz de Carvalho, André da Loba, Marta Monteiro e Ana Ventura.

Em complemento à exposição central da Ilustrarte, a organização incluiu ainda uma mostra retrospectiva dedicada à ilustradora italiana Chiara Carrer, por ocasião dos seus 25 anos de actividade e dos cerca de 150 livros que já assinou e ilustrou.

No espaço da Ilustrarte, é ainda prestada homenagem a um autor português de literatura para a infância, tendo sido escolhido José Jorge Letria, por ocasião dos 40 anos de escrita.

A Ilustrarte, que em 2012 somou cerca de 20.000 visitantes, é inaugurada na quinta-feira, abre ao público no dia seguinte e ficará patente no Museu da Electricidade, em Lisboa, até 13 de Abril.