Emissão Renascença | Ouvir Online

É o "Dia do Desassossego". Saramago faria 91 anos

16 nov, 2013

Na Casa dos Bicos decorrerá uma sessão de contos e serão apresentadas duas novas edições: “Claraboia", com a reprodução do original datilografado, e "A Maior Flor do Mundo", com ilustrações de André Letria.

É o "Dia do Desassossego". Saramago faria 91 anos

O Dia do Desassossego vai celebrar este sábado a data do nascimento de José Saramago, há 91 anos, com leituras de obras do Nobel da Literatura e de outros autores portugueses, em Lisboa, promovidas pela fundação com o nome do escritor.

A Fundação José Saramago, instalada na Casa dos Bicos, em Lisboa, assinala a data em que o escritor faria 91 anos, 16 de Novembro, com uma programação de leituras, que começaram já na sexta-feira, nas estações do Metro de Lisboa.

Estas leituras foram gravadas com a voz de Fernando Alves e música de António Pinho Vargas, em colaboração com editora A Boca - Palavras que Alimentam.

Hoje, Dia do Desassossego, três actores do Grupo Éter vão fazer leituras nas zonas do Rossio, às 10h00, do Chiado/Praça Luís de Camões às 11h00, de Santa Catarina às 12h00 e na rua António Maria Cardoso, às 13h00.

Serão lidas em público passagens de "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago, d'"O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, e de obras de outros autores portugueses.

Na Casa dos Bicos, decorrerá, às 16h30, uma sessão de contos com Rodolfo Castro e, às 18h00, serão apresentadas duas novas edições de obras de José Saramago: de "Claraboia", com a reprodução do primeiro original datilografado, e de "A Maior Flor do Mundo", agora com ilustrações de André Letria.

No manifesto do "Dia do Desassossego", criado pela Fundação José Saramago, encorajam-se os leitores a ler nas ruas: "Enchamos Lisboa e as nossas cidades de livros. Leiamos na rua, em voz alta ou em silêncio. Leiamos para nos reconhecermos, para nos reforçarmos, para sermos mais lúcidos e independentes. Leiamos para nos conquistarmos".

No auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, será exibido o filme "José & Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, às 15h00.