Emissão Renascença | Ouvir Online

Alexandre Honrado vence Prémio Maria Rosa Colaço

17 set, 2013 • Maria João Costa

Obra inédita de literatura infantil valeu-lhe a distinção. Prémio de cinco mil euros foi criado há sete anos e pretende homenagear a escritora infanto-juvenil Maria Rosa Colaço, bem como incentivar a criatividade literária.

"Mistério, mistério, mistério tão sério" é o nome do livro com que Alexandre Honrado venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, atribuido pela Câmara de Almada. Nas palavras do júri, o livro "traz-nos uma história muito divertida que desafia, pelo como se conta, e pelo que conta, o imaginário de leitores e ouvidores de pouca idade".

Alexandre Honrado, autor de quase uma centena de livros, na sua maioria destinados à infância e à juventude, concorria com 168 outras obras originais. O júri foi composto por José Correia Tavares, em representação da Associação Portuguesa de Escritores; a escritora Maria João Lopo de Carvalho, em representação da Câmara de Almada e a jornalista Maria Rita Pimenta, em representação da secção Portuguesa do International Board on Books for Young People.

O prémio de cinco mil euros foi criado há sete anos e pretende homenagear a escritora infanto-juvenil Maria Rosa Colaço, bem como incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português.

Alexandre Hornado, autor de muitos livros que têm o selo de qualidade do Plano Nacional de Leitura tem obras de grande sucesso como "Uma Chuvada na Careca" (1989), "O Vizinho Misterioso" (1991), "A minha vida não é nada disto" (1997) ou "História dentro de uma Garrafa" (2000). Honrado chegou a participar na preparação do programa televisivo "A rua Sésamo".

Maria da Conceição Dinis Tomé, com o original “O caderno do avô Heinrich”, foi a autora premiada na edição 2012.