Emissão Renascença | Ouvir Online

Realizador de "Poltergeist" dá aula de cinema em Lisboa

04 set, 2013

Tobe Hooper é um dos convidados especiais do festival de cinema de terror MOTELx.

O norte-americano Tobe Hooper, realizador de "Poltergeist", vai dar uma aula de cinema no  MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que decorre de 11 a 15 de Setembro.

A "masterclass" Tobe Hooper, que também dirigiu o filme "Massacre no Texas", vai ter lugar a 14 de Setembro, na sala 3 do Cinema São Jorge. 

"Poltergeist", clássico de 1982, será exibido ao ar livre, no Largo de São Carlos, em Lisboa, já no próximo sábado, às 21h00. As obras de Tobe Hooper  serão revistas depois durante o MOTELx.

Outro nome sonante do cinema de terror a marcar presença no festival lisboeta é o de Hideo Nakata, que assinou os filmes "O Aviso" e "The Complex". O realizador japonês conduzirá uma aula no cinema São Jorge no último dia do festival. 

O MOTELx 2013 arranca a 11 de Setembro com a estreia de “Open Grave". A exibição vai contar com a presença do realizador Gonzalo López-Gallego. 
   
Os realizadores e co-argumentistas Sonny Laguna e Tommy Wiklund, de "Wither", Juan Carlos Medina, realizador de "Insensíveis", e o actor Tómas Lemarquis, que protagoniza a obra, são outras presenças a destacar no certame.  
 
"Insensíveis" tem estreia comercial marcada para depois do festival e será exibido extra-concurso, no último dia do certame, domingo, 15 de Setembro. 
 
Xan Cassavetes, filha do cineasta John Cassavetes (o realizador de "Uma criança à espera", "Glória", "Love Streams"), e sua mãe, a actriz Gena Rowlands, vêm a Lisboa apresentar a primeira obra da jovem cineasta, "Kiss of the Damned". 
 
Pelo cinema português comparecem António da Cunha Telles e António de Macedo, cujos filmes serão exibidos na secção Quarto Perdido, este ano dedicada a "Os Censurados", com obras proibidas pela ditadura do Estado Novo, inspiradas em peças de Bernardo Santareno. 
 
A rubrica inclui "O crime da aldeia velha" (1964), de Manuel Guimarães, produzido por Cunha Telles, com Glicínia Quartin e música original de Joly Braga Santos, e "A promessa" (1972), de António de Macedo, com Guida Maria, João Mota e Sinde Filipe, obra seleccionada para o Festival de Cannes de 1973. 
 
Os realizadores portugueses candidatos ao Prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013 também vão comparecer nas sessões do São Jorge. 
 
O concurso deste ano apresenta nove filmes: "Bilis Negra", de Nuno Sá Pessoa, "O Coveiro", de André Gil da Mata, "Desespero", de Rui Pilão, "Hair", de João Seiça, "Herdade dos Defuntos", de Patrick Mendes, "Longe do Éden", de Carlos Amaral, "Monstro", de Alex Barone, "Nico - A revolta", de Paulo Araújo, e "Sara", de Miguel Ângelo. 
 
O MOTELx 2013 vai exibir, ao todo, 80 curtas e longas-metragens, nacionais e estrangeiras, em 59 sessões.