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“Merchandising” 100% português no Museu d'Orsay

27 ago, 2013

Quadros de Gauguin, Monet e Van Gough dão vida a produtos como chávenas de café, lápis e t-shirts.

Uma empresa do ramo do “merchandising” conquistou as prateleiras do Museu d’Orsay, em França. Durante os próximos cinco anos, muitos dos lápis, t-shirts ou outros objectos à venda no espaço são de fabrico 100% português.

São várias peças dedicadas a três obras de arte expostas em Paris. “Desafiaram-nos para fazer uma linha completa, integralmente desenhada por nós e produzida em Portugal”, começa por explicar à Renascença Luís Pilar, responsável pela empresa Artwear.

“Deram-nos três quadros: um de Gauguin, um do Monet e outro do Van Gough”, o mote era a modernidade e, acrescenta Luís Pilar, “neste momento, os produtos estão nas prateleiras, desde têxteis, a cerâmicas, a papel”.

Os produtos são de fabrico 100% português e servem como um “souvenir” para quem visitar o Museu d’Orsay. Entre os artigos à venda, há coisas simples como chávenas de café, lápis ou t-shirts.

Luís Pilar acredita que a imagem de Portugal transparece nestas peças. “Para nós é muito importante que este seja um projecto nacional, independentemente de as peças em si não terem que ver com a nossa identidade. Inclusivamente criámos um logo próprio a dizer 100% desenhado e produzido em Portugal e o Museu de d’Orsay pediu-nos para aumentarmos o tamanho do logo”, sublinha.

Mas o “merchandising” não fica só por Paris. A Artwear tem já acordo para novos projectos com o museu do Prado ou a Tate Gallery, em Londres.

No Museu d’Orsay, as peças Made in Portugal têm lugar garantido até 2017.