Emissão Renascença | Ouvir Online

O Iberismo e a diferença entre Lisboa e Porto

25 mai, 2013 • Maria João Costa

Valter Hugo Mãe explicou o que se passa entre Portugal e Espanha usando como exemplo Lisboa e Porto. Festival de Matosinhos junta vários escritores até domingo.

O "iberismo" esteve em destaque, em Matosinhos, onde decorre até domingo o Festival Literatura em Viagem (LEV).

Sentados na mesa estiveram, entre outros, os escritores Valter Hugo Mãe e Alexandre Honrado e Pilar del Rio, a viúva de José Saramago.

O escritor Alexandre Honrado destacou a relação Portugal – Espanha como uma casa comum. “Estamos aqui a pensar que o iberismo é uma casa mãe que nos pode unir e, estando presente ou não na história, é pelo menos uma grande sala do futuro”.

Em tempo de crise do projecto europeu, Valter Hugo Mãe sublinhou a fronteira como uma questão mental. “Custa-me sobretudo aceitar que não possamos comungar muito mais. Às vezes tenho impressão que o que se passa com Portugal e Espanha é mais ou menos o que se passa entre o Porto e Lisboa: o Porto pensa que Lisboa pensa mal de nós, Lisboa não pensa sobre nós. Portugal pensa que Espanha pensa mal de nós e eu acho que Espanha não pensa sobre nós”.

Num debate que teve como ponto de partida a “Jangada de Pedra”, de José Saramago, Pilar del Rio, viúva do Nobel, defendeu que o Iberismo passa pela língua.

O LEV continua até domingo em Matosinhos , na biblioteca Florbela Espanca.