Emissão Renascença | Ouvir Online

"O baile" vence prémios profissionais de BD

24 mai, 2013

Ficção passada durante o Estado Novo, que inclui uma investigação policial e pescadores “zombies”, foi o grande vencedor da primeira edição deste galardão.

"O baile" vence prémios profissionais de BD

O álbum "O baile", com argumento de Nuno Duarte e desenhos de Joana Afonso, venceu as seis categorias da primeira edição dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada (BD). 
 
Editado pela Kingpin Books, "O baile" foi considerado o melhor álbum do ano, melhor argumento, desenho, cor, legenda e design, disse à agência Lusa Nuno Amado, um dos promotores da iniciativa. 
 
"O baile" é uma ficção passada durante o Estado Novo, nos anos de 1960, que inclui uma investigação policial que envolve pescadores “zombies”. 
 
Outros nomeados para esta primeira edição dos galardões foram "Han Solo", de Rui Lacas, com o selo da Polvo, e Mário Freitas como legendador e designer, o segundo álbum "Asteroid Fighters" como argumentista, desenhador, colorista e legendador e "Diário Rasgado", diário visual de Marco Mendes, editado numa parceria entre a Mundo Fantasma, a associação Turbina e o colectivo A Mula. 
 
Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2013 visam dar visibilidade à produção portuguesa de banda desenhada, e foram criados por cinco pessoas ligadas à área e ao jornalismo. 
 
O Prémio Melhor Antologia foi para "Zona desenha", da Associação Tentáculo, e a Melhor "webcomic", a banda desenhada publicada em exclusivo na Internet, para "Margem Sul", de Pedro Brito. 
 
Para Melhor Antologia estavam também nomeados "Zona nippn 1", a colectânea "Mesinha e cabeceira #23", e "Graphite #0". 
 
Para Melhor "webcomic" estavam igualmente nomeados "The mighty enlil", de Pedro Cruz, "Os Positivos", de Os Positivos, e "Story of godz", de Pedro Fernandez, Gevan & Luís Valente. 
 
Outro objectivo desta iniciativa é "premiar autores e obras portuguesas", disse Nuno Amado. 
 
"Queremos dar maior visibilidade ao que é feito, por isso é que não há obras estrangeiras nos prémios", acrescentou. 
 
O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que começa no dia 1 de Junho, e a livraria Kingpin Books, em Lisboa, acolherão exposições com as obras vencedoras. 
 
Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada foram criados por Nuno Amado, André Oliveira (Zona), pela jornalista Inês Fonseca Santos e pelos editores Maria José Pereira (Asa) e Mário Freitas (Kingpin Books). 
 
Os nomeados foram seleccionados por um grupo de 25 jornalistas, divulgadores e especialistas e autores de banda desenhada.