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Cartazes de arte publicitária no Museu Berardo

15 mai, 2013

Mostra "O Consumo Feliz. Publicidade e sociedade no século XX" vai estar patente até 27 de Outubro.

Cerca de 1500 cartazes de arte publicitária, incluindo matrizes originais pintadas à mão, vão estar em exposição a partir de sexta-feira, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.  
 
A mostra "O Consumo Feliz. Publicidade e sociedade no século XX", com curadoria de Rui Afonso Santos, vai estar patente até 27 de Outubro. 
 
Na mesma data, o espaço reabre a exposição permanente "Museu Colecção Berardo 1900-1960", com um percurso pela arte moderna que se inicia com as vanguardas históricas até à Pop Art. 
 
O conjunto da Colecção Berardo de Arte Publicitária, segundo o museu, cobre todos os aspectos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980, incluindo a moda, o automóvel, a aviação, a alimentação, o turismo, a música, a decoração de interiores, o cinema, entre outras áreas. 
 
Os cartazes cobrem também o período das duas Guerras Mundiais, percorrendo quase todo o século XX, mostrando como foi fonte inesgotável do movimento artístico da Pop Art. 
 
Estes originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e fotográficos, constituíram o acervo da empresa britânica James Haworth & Company, e foram adquiridos pelo coleccionador Joe Berardo. 
 
Esta firma foi uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com actividade iniciada por volta de 1900 e continuada até perto de 1980.  
 
De acordo com uma nota do director artístico do museu, Pedro Lapa, "a promessa de felicidade que o consumo promoveu nas sociedades ocidentais, encontra nestas matrizes a sua expressão absoluta, da qual a Pop Art, constitui a sua implicação nas condições de produção artística".