Emissão Renascença | Ouvir Online

Beethoven, Aldina Duarte e John Lennon juntos em Belém

19 abr, 2013 • Maria João Costa

Os dias de Belém fazem-se com quase 72 horas de música. Esta edição dedicada ao "impulso romântico" conta com espectáculos para crianças e ainda um mercado na rua, com bilhetes que vão dos sete aos 10 euros.

A partir desta sexta-feira e até domingo, o Centro Cultural de Belém (CCB) volta a ser palco dos "Dias da Música", um festival que este ano tem "O impulso romântico"  como tema. De Beethoven, a Chopin, ao fado de Aldina Duarte ou as músicas de John Lennon, há um pouco de tudo neste festival.

Entre os 60 concertos em cartaz, dois deles são com o pianista Pedro Burmester, que nesta primeira participação nos “Dias da Música” confessa o prazer de tocar para quem habitualmente não ouve música clássica.

“Tem a particularidade de muitas vezes encontrarmos público que raramente vai ouvir estas músicas, e isso acho que é um privilégio. Faz-nos acreditar que a missão de intérprete ainda faz sentido”, observa o pianista.

Em ambiente informal, há também conversas com artistas como João Madureira, que explica que ainda há compositores românticos. “Definiria a ideia romântica da música como: a fé que o compositor tem em que a música serve o seu testemunho pessoal e isso mantém-se nos nossos dias.”

Os dias de Belém fazem-se com quase 72 horas de música. Esta edição dedicada ao "impulso romântico" conta com espectáculos para crianças e ainda um mercado na rua, com bilhetes que vão dos sete aos 10 euros.

Dalila Rodrigues, administradora do CCB, diz que este ano há outra novidade. “Estabelecemos agora uma parceria com a junta de freguesia de Belém, e muito particularmente com uma finalidade que traga resultados nos dias da música, convidando todos os moradores e oferecendo um conjunto de facilidades.”

O pianista Pedro Burmester, o compositor João Madureira e Dalila Rodrigues da administração do Centro Cultural de Belém vão estar à conversa com a jornalista Maria João Costa, depois das 23h00 no “Ensaio Geral”, um programa da Renascença que pode voltar a ouvir em podcast aqui no site ou nas aplicações para iPhone, iPad e Android.