Tempo
|

Porto

Um livro na sala de espera do Hospital de Santo António

05 abr, 2013 • Pedro Rios

Projecto Bairro dos Livros e hospital uniram-se para dar uma biblioteca aos leitores. Abre este mês.

E se enquanto espera por uma consulta pudesse ler um livro? O Bairro dos Livros teve a visão e vai concretizá-la no Hospital de Santo António: aqui nasce, este mês, uma biblioteca para os utentes desta unidade hospitalar do Porto.

O Bairro dos Livros, da responsabilidade da cooperativa Culture Print, é uma festa mensal em torno do livro e de quem gosta dele – leitores, livreiros, escritores, editores. Numa destas festas, em 2012, o Bairro dos Livros teve como mote "Ler é o melhor remédio" e o Hospital de Santo António foi um dos seus "palcos".

A ideia foi sendo cozinhada até hoje. "Achei belíssimo porque íamos incentivar a população a ler, nomeadamente as pessoas que vêm à área de ambulatório", explica à Renascença Joana Tavares, enfermeira responsável do Conselho de Gestão do Departamento de Ambulatório do Centro Hospitalar do Porto.

O projecto começa no departamento de ambulatório, mas deve "crescer para os internamentos" no futuro, revela a enfermeira.

A biblioteca estará espalhada pelo ambulatório em várias estantes oferecidas por uma loja de mobiliário. Os livros são doados por leitores, que os podem deixar nas livrarias e alfarrabistas Lumière, INCM, In-Libris, Poetria, Papa-Livros, Manuel Ferreira, Loja da Universidade do Porto e Utopia.

Como mandam as regras de uma biblioteca, os livros podem ser levados para casa. "Não ficarão com a leitura a meio", garante Joana Tavares.

Bairro dos Livros dá preferência a "histórias curtas, contos, livros de poesia, livros adequados ao tempo de espera do hospital", "livros mais ligeiros", explica Minês Castanheira, da equipa do projecto.