Emissão Renascença | Ouvir Online

Cultura portuguesa diz "hola" ao mundo latino

05 abr, 2013

Trinta e cinco novas traduções de autores nacionais vão ser lançadas na Feira do Livro de Bogotá.

Cultura portuguesa diz "hola" ao mundo latino

Mais de 30 personalidades da cultura, entre elas mais de 20 escritores e ilustradores portugueses compõem a embaixada cultural que vai representar Portugal na Feira do Livro de Bogotá (FILBO), na Colômbia.

No certame, que começa no próximo dia 17 e que terá Portugal como convidado de honra, serão lançadas 35 novas traduções de autores nacionais.

Haverá também espaço para o fado de Ana Moura e Mísia e o jazz de Maria João e Mário Laginha.

Num evento que contará também com cinema, arquitectura e gastronomia portugueses, haverá sobretudo uma aposta na literatura e na perspectiva da sua internacionalização.

O secretário de Estado da Cultura apresentou esta quinta-feira, em Lisboa, a participação de Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013 (FILBO).

Jorge Barreto Xavier destaca o esforço desenvolvido para lançar na FILBO 35 novas traduções de autores portugueses.

“A Feira do Livro de Bogotá é também uma porta de entrada no mercado latino dos Estados Unidos. Nós não podemos olhar para a nossa estratégia de presença na América Latina só para o Brasil, temos que olhar para os países de língua espanhola”, sublinha o governante.

A presença de Portugal em Bogotá, na Colômbia, custará ao Estado português 800 mil euros, a Colômbia paga 950 mil euros e o restante é apoio mecenático.

Portugal vai oferecer vinte mil livros

Convidada de honra da Feira do Livro de Bogotá, a delegação portuguesa vai distribuir gratuitamente vinte mil livros, disse o secretário de Estado da Cultura. 
  
Um dos livros que será oferecido à população colombiana intitula-se "Quilas, mástiles y velas", cujo tema é o mar, e inclui textos, entre outros, de Fernando Pessoa e Raul Brandão, e tem uma tiragem de 10 mil exemplares.  
  
A outra obra, cuja temática é a literatura de viagens, intitula-se "Cartas de três oceanos, 1499-1575" e inclui autores como Samudri de Calicut e Fernão Mendes Pinto, e terá também uma tiragem de 10 mil exemplares.

Esta não é a única oferta de Portugal, Jorge Barreto Xavier anunciou que será entregue um conjunto de obras em português a dez bibliotecas colombianas.