Emissão Renascença | Ouvir Online

Bento XVI despede-se do mundo católico

27 fev, 2013 • Filipe d'Avillez

Pontificado termina apenas na quinta-feira, mas o Papa já não fará qualquer aparição pública nesse dia, estando agendada apenas uma sessão de despedida com os cardeais. A Renascença transmite hoje, em directo, a última audiência geral de Bento XVI.

Bento XVI despede-se do mundo católico
Bento XVI resigna na quinta-feira, a partir das 20h00 (19h00 em Lisboa), mas esta quarta será a última oportunidade para a esmagadora maioria dos católicos se despedirem do Papa.

A tradicional audiência geral das quartas-feiras terá lugar, como é habitual, com início por volta das 9h20, embora num formato algo diferente. Espera-se uma Praça de São Pedro a transbordar e os serviços do Vaticano estão preparados para isso, tendo tido o cuidado de deixar espaço para o Papa andar um pouco pelo meio dos fiéis, dentro do papamóvel.

Durante o resto do dia, Bento XVI não tem qualquer evento público agendado.

Na quinta-feira, o dia da resignação, Bento XVI encontra-se de manhã com os cardeais que já estiverem em Roma, para se despedir.

O resto do dia vai ser reservado e, por volta das 17h00, o ainda Papa parte para Castelgandolfo, onde vai permanecer durante algum tempo, para que a sua presença não ensombre o decurso das reuniões de cardeais e do Conclave.

Às 20h00, já sem o Papa em Roma, chega ao fim o pontificado de Bento XVI, que passará a ser conhecido como Papa Emérito.

Milhares de pessoas viajaram para Roma ao longo destes dias para marcar presença na Praça de São Pedro e para se poderem despedir do Santo Padre. Este é um momento inédito na história da Igreja. Bento XVI não é o primeiro Papa a resignar, mas é o primeiro a fazê-lo na história moderna da Igreja e neste contexto.

A notícia tem dominado a actualidade internacional, com líderes políticos e religiosos de todo o mundo a lamentar o fim do pontificado e, ao mesmo tempo, a elogiar a coragem da decisão de Bento XVI. A opinião popular, sobretudo entre os católicos, tem sido largamente no mesmo sentido.

A partir das 19h00 de quinta-feira a Igreja entra em Sede Vacante, termo usado para designar o período durante o qual não existe Papa em funções, e começam os preparativos para o Conclave, durante o qual os cardeais em idade de votar vão escolher o novo Papa.

O tempo que levará a votação é incerto. Por norma, os Conclaves duram cerca de duas semanas, mas tudo depende do que se passa no seu interior e essa informação é restrita aos participantes, que não a podem divulgar, sob pena de excomunhão.