Emissão Renascença | Ouvir Online

Quem vai escolher o próximo Papa?

12 fev, 2013 • Filipe d’Avillez

Sete dos cardeais que participam no próximo conclave são lusófonos, dois portugueses e cinco brasileiros. Itália é o país com maior representação no conclave. Ao todo serão, salvo algum imprevisto, 117 os participantes.

Quem vai escolher o próximo Papa?
Neste momento existem 118 cardeais eleitores, mas um deles completa 80 anos dois dias antes do fim do pontificado de Bento XVI, pelo que não poderá participar no próximo Conclave.
 
Há mais dois que fazem 80 anos muito poucos dias depois, como o Cardeal alemão Walter Kasper e o italiano Severino Poletto, no dia 5 e 18 de Março, respectivamente, mas segundo as regras elaboradas por João Paulo II, só perde o direito ao voto quem completa 80 anos até ao dia antes do começo da “sede vacante”, termo usado para designar o estado da Igreja sem um Papa em funções.
 
O mais velho dos cardeais eleitores será então precisamente Walter Kasper e o mais novo será o líder da Igreja Síro-Malankara, uma Igreja oriental sediada na Índia, em comunhão com Roma. O arcebispo-maior Baselios tem actualmente 53 anos.
 
Portugal tem dois cardeais que poderão participar no Conclave. O Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro. Mas há mais cinco cardeais que têm o Português por língua materna, todos eles brasileiros. Os países africanos de língua portuguesa não estarão representados no conclave, uma vez que os cardeais de Angola e Moçambique já ultrapassaram os 80 anos.
 
O país com mais cardeais é, sem grande surpresa, Itália, que terá 28 eleitores. Mais nenhum país chega sequer perto dessa quantidade. O país seguinte com mais cardeais-eleitores é os Estados Unidos, com 11.
 
Do ponto de vista de continentes a Europa leva também uma vantagem enorme, com 62. Da América Latina são 19, da América do Norte 14 e de África 11, número idêntico ao da Ásia. A Oceania, com apenas um vem em último lugar.


Não perca o documentário Do Amor à Verdade, sobre o pontificado de Bento XVI, disponível no site da Renascença.