Emissão Renascença | Ouvir Online

Pelo menos 19 mortos em explosão junto a mesquitas no Paquistão

01 fev, 2013

Alvo seria provavelmente um local de culto xiita, repleto de pessoas por ser sexta-feira, dia em que os muçulmanos tradicionalmente se reúnem para a oração comunitária.

Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas após a explosão de uma bomba nas imediações de duas mesquitas no nordeste do Paquistão, anunciaram as autoridades. 

O número de vítimas foi avançado pelo chefe da polícia local, Mian Muhammad Saeed.

As duas mesquitas atingidas são de confissões diferentes. Uma é xiita e outra sunita. Segundo a Reuters há alguns indícios de que a mesquita sunita fosse usada para reuniões do Supremo Conselho Sunita, um grupo que se opõe aos talibã, o que poderia justificar o ataque, mas as autoridades consideram que o alvo principal era a mesquita xiita. Ambas as mesquitas estavam cheias por ser sexta-feira, dia de culto comunitário no Islão.

Os xiitas são uma minoria no Paquistão e têm sido alvo frequente de ataques terroristas dos taliban e outros grupos extremistas.

O atentado, que não foi reivindicado, aconteceu na localidade de Hangu, próximo das zonas tribais junto à fronteira com o Afeganistão, bastião dos rebeldes talibã e da Al-Qaeda.