Tempo
|

Cáritas de Vila Real sem stock para acudir a novos pedidos de ajuda

21 jan, 2013 • Olímpia Mairos

A instituição conta com a ajuda de quem ainda pode partilhar do que tem, mas sabe que muitos preferem poupar para precaver o futuro.  

A Cáritas de Vila Real está sem meios para acudir aos pedidos de ajuda de géneros alimentícios e não consegue dar resposta às necessidades, explica Hélder Afonso, da instituição: “Estamos sem capacidade de resposta em termos alimentares. Em 2012 houve um acréscimo de 90% de pedidos de alimento, em relação a 2011”.

Hélder Afonso, não vê como ultrapassar esta dificuldade. Por um lado conta com a generosidade de quem ainda pode partilhar, mas admite que, também, estes queiram, agora, poupar para que não lhes falte no futuro.

“A Cáritas só pode dar a volta a esta situação se houver generosidade daquelas famílias que ainda têm possibilidade de repartir. Sozinhos não temos essa capacidade. Mas é normal que quem ainda tem alguma coisa também vá pensando no futuro e vá poupando, é evidente, porque não sabe se dentro de um ano ou dois não ficará na mesma situação.”

Os pedidos de géneros alimentícios à Cáritas de Vila Real aumentaram 90%, em 2012, mas a Instituição dá outras ajudas: medicamentos, livros e pagamento de rendas, por exemplo, a famílias da classe média. “São os novos pobres que não têm rendimento suficiente para fazer face às despesas. Estamos a falar de despesas de escolas, rendas, electricidade, gás, medicamentos”, conclui Hélder Afonso.