Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa aponta caminhos para o futuro

15 jan, 2013 • Aura Miguel

Por duas vezes, nos últimos tempos, Bento XVI manifestou a sua indignação com as limitações do bem social que têm sido impostas pelo actual contexto económico-financeiro.

Papa aponta caminhos para o futuro

Em tempo de crise e de mudança, o Papa Bento XVI tem deixado vários alertas no debate sobre o futuro da sociedade. Por duas vezes nos últimos tempos, Bento XVI manifestou a sua indignação com as limitações do bem social que têm sido impostas pelo actual contexto económico-financeiro.

É hoje necessário um novo modelo de desenvolvimento e uma nova visão da economia e o Papa explica-o na mensagem para o Dia Mundial da Paz. É que o desenvolvimento integral, solidário e sustentável exigem uma justa escala de bens e de valores.

Por isso, não basta ter à disposição meios e oportunidades de escolha, é preciso também assumir uma conduta recta que reconheça o primado do bem comum e a  dimensão integral do homem.

O modelo das últimas décadas apostou na maximização do lucro e do consumo e pretendeu avaliar as pessoas apenas pela sua capacidade de resposta às regras da competitividade, só que a actual crise veio demonstrar a urgência de reflectir sobre o assunto e mudar de modelo.

No recente encontro com os diplomatas acreditados no Vaticano, Bento XVI declarou que, até agora, se absolutizou o lucro em detrimento do trabalho e que muitos se aventuraram pela economia financeira, em vez da economia real. Por isso, agora, é preciso recuperar o sentido do trabalho e de um lucro proporcionado e é urgente formar líderes qualificados capazes de mudar de rumo.

No fundo, trata-se de combater a contracção financeira sem se resignar com a contracção do bem estar social.