Emissão Renascença | Ouvir Online

Projecto internacional promove caminhos de Santiago

10 jan, 2013 • Olímpia Mairos

Projecto internacional Loci Iacobi tem a duração de um ano e meio, une cinco países que vão trabalhar em conjunto para promover e divulgar os itinerários de peregrinação a Santiago de Compostela.  

Projecto internacional promove caminhos de Santiago
Projecto internacional promove caminhos de Santiago
Os itinerários de peregrinação a Santiago de Compostela vão ser promovidos através de um projecto internacional chamado Loci Iacobi. A iniciativa visa o desenvolvimento dos itinerários de peregrinação e junta cinco países: Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália.

Vila Pouca de Aguiar é o representante Português nesta iniciativa que tem financiamento directo da Comissão Europeia.

“O projecto internacional resulta da necessidade que há de organizar toda a comunicação dos caminhos de Santiago na Europa, para cobrir todos os caminhos. Portanto a Comunidade Europeia chegou à conclusão que era preciso fazer algo nessa matéria”, explica Manuel Marques, da empresa municipal Vitaguiar.

O arranque, que envolve verbas na ordem dos duzentos mil euros, está marcado para Fevereiro.

Manuel Marques revela como vai ser feita a promoção do primeiro itinerário cultural europeu classificado: “Será também numa plataforma electrónica, para além dos guias impressos e, essencialmente, depois a parte de seminários e encontros temáticos com o caminho que vão ser desenvolvidos ao longo deste período”.

O projecto Loci Iacobi tem a duração de um ano e meio, une cinco países que vão trabalhar em conjunto para promover e divulgar os itinerários de peregrinação a Santiago de Compostela.

Integram o projecto a Vitaguiar, empresa municipal de Vila Pouca de Aguiar (Portugal), a Xunta de Galicia (Espanha), a Comunidade du Puy-en-Velay (França), a Federação de Turismo da Província de Namur (Bélgica) e o Município de Assis (Itália).