Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa saúda cristãos orientais que vão celebrar o Natal no dia 7

06 jan, 2013 • Ecclesia

Grande parte dos cristãos de rito oriental, católicos ou ortodoxos, festejam esta noite e amanhã a natividade de Cristo.  

Papa saúda cristãos orientais que vão celebrar o Natal no dia 7
Natal Ortodoxo. Ortodoxos gregos participação numa procissão, em Belém, a terra onde Jesus Cristo nasceu, para celebrar o Natal. EPA/ABED AL HASHLAMOUN.
Bento XVI dirigiu hoje uma saudação aos cristãos do Oriente que vão celebrar o Natal esta segunda-feira, seguindo o calendário introduzido no ano 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César.

“Na alegria da fé comum, dirijo o meu mais cordial desejo de paz, com uma recordação especial na oração”, disse o Papa, no Vaticano, durante a recitação do Angelus.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Bento XVI destacou que a “ligeira diferença” de calendários aproxima a celebração da solenidade litúrgica da Epifania, o popular dia de Reis, que é hoje assinalado no Ocidente.

“O menino, nascido na gruta de Belém, é a luz do mundo, que orienta o caminho de todos os povos”, declarou.

Neste sentido, acrescentou, os Magos representam esses povos, “as civilizações, as culturas, as religiões que são, por assim dizer, um caminho para Deus, em busca do seu reino de paz, de justiça, de verdade e de liberdade”.

O calendário gregoriano foi criado já depois da cisão entre católicos e ortodoxos, pelo que nunca foi reconhecido por muitas das igrejas ortodoxas orientais, que ainda usam o calendário juliano, que tem um atraso de 13 dias em relação ao moderno.

A maioria das igrejas católicas de rito oriental separou-se das respectivas igrejas ortodoxas entretanto e mantém, por isso, o calendário litúrgico da sua tradição.