Tempo
|

Assassinados 12 agentes pastorais católicos em 2012

02 jan, 2013 • Ecclesia

Números referem-se sobretudos a assaltos violentos, com destaque para as mortes no continente americano. Dados de cristãos mortos em geral é muitíssimo superior.  

A agência Fides, do Vaticano, revelou que 12 agentes pastorais da Igreja Católica foram assassinados em 2012, com destaque para o continente americano.

O número inclui dez padres, uma religiosa e uma leiga, sendo inferior ao de 2011 (26 mortes).

Pelo quarto ano consecutivo, o maior número de mortes aconteceu na América, onde foram assassinados seis padres. Três sacerdotes e uma religiosa foram mortos em África e outro sacerdote e uma leiga na Ásia.

Entre os casos relatados pela Fides, encontra-se o assassinato do padre Valentim Eduardo Camale, de 49 anos, dos Missionários da Consolata, que foi morto a 3 de Maio, durante um assalto em Liqueleva, Moçambique.

O elenco refere-se não só aos missionários, mas a todo o pessoal eclesiástico que faleceu de forma violenta ou que sacrificou a sua vida consciente do risco que corria.

Segundo os dados da agência do Vaticano para o mundo missionário, morreram, entre 1980 e 2012, mais de mil agentes pastorais da Igreja Católica.

Quanto a cristãos mortos pela sua fé durante o ano, independentemente de serem agentes pastorais ou de outras confissões, o número é muito superior. Segundo o sociólogo italiano Massimo Introvigne, 105 mil cristãos morreram pela sua fé durante o ano, o equivalente a um em cada cinco minutos.