Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Jorge Ortiga

Estado e sociedade devem “dar as mãos para resolver os problemas das pessoas”

17 dez, 2012 • Isabel Pacheco

Arcebispo de Braga esteve esta segunda-feira na cerimónia de recolha de bens da Associação Vicentina da Paróquia de São Vicente, onde reconheceu que são cada vez mais os pedidos de ajuda que chegam à Igreja.

Estado e sociedade devem “dar as mãos para resolver os problemas das pessoas”
O Estado social tem os seus deveres, que não podem ser substituídos pela sociedade, defende D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga. “Temos de articular o Estado social com a sociedade. Há um ‘dar as mãos’ para que em conjunto se possam resolver os problemas das pessoas”, disse o também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.

O Arcebispo diz que o Estado não pode fugir às suas responsabilidades. Numa iniciativa esta segunda-feira em Braga, D. Jorge Ortiga alertou que só uma melhor articulação entre Estado e sociedade pode tornar 2013 um ano menos difícil.

“O Estado social, por um lado, tem os seus deveres e não pode de maneira nenhuma substituir-se, mas a função do Estado social tem de respeitar o princípio da subsidiariedade. Portanto, deve apoiar as iniciativas da sociedade e a sociedade tem de ser solidária”, afirmou.

D. Jorge Ortiga esteve esta segunda-feira na cerimónia de recolha de bens da Associação Vicentina da Paróquia de São Vicente, onde reconheceu que são cada vez mais os pedidos de ajuda que chegam à Igreja e se mostrou preocupado com o desperdício em tempo de Natal.