Tempo
|

Bento XVI estreia-se no Twitter com mensagem de agradecimento

12 dez, 2012

Papa tem oito contas na rede social, cada uma correspondente a um idioma diferente. Número total de seguidores é superior a um milhão.

Bento XVI estreia-se no Twitter com mensagem de agradecimento
Bento XVI estreou esta quarta-feira a sua conta no Twitter, uma rede social que permite enviar mensagens com um máximo de 140 caracteres. No fim da audiência-geral das quartas-feiras, o Papa tocou num ecrã e publicou uma mensagem que é sobretudo de agradecimento. Para o padre Tolentino Mendonça, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, esta é uma forma de a Igreja se mostrar próxima das pessoas.

Bento XVI escreveu no Twitter pela primeira vez desde que abriu conta. No fim da audiência-geral desta quarta-feira, o Papa usou um iPad para publicar uma mensagem que é sobretudo de agradecimento.
 
"Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via Twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos."

Esta primeira mensagem foi seguida minutos depois por outras duas. O Papa questiona os fiéis sobre como viver melhor o Ano da Fé e de seguida deixou uma proposta. "Dialoga com Jesus na oração, escuta Jesus que te fala no Evangelho, encontra Jesus que está presente nas pessoas que passam necessidade."

Para o padre Tolentino Mendonça, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, a conta do Papa no Twitter é um exemplo de como a Igreja se pode mostrar mais próxima das pessoas.
 
"É um gesto de grande valor simbólico e atesta o desejo permanente que a Igreja tem, através das formas humanas de comunicação, de se tornar presente junto da vida das pessoas. A comunicação é de facto uma das missões fundamentais da Igreja, que vê a oportunidade de anunciar Jesus Cristo e fazer o caminho ao lado de todos os homens."

O Papa tem oito contas no Twitter, cada uma correspondente a um idioma diferente. Apesar de se ter registado na rede social há pouco mais de uma semana, Bento XVI já tem 1.036.463 seguidores no conjunto das oito contas.

Ao início da manhã desta quarta-feira, a conta em inglês era de longe a mais popular, com mais de 700 mil seguidores, seguido da conta italiana, com mais de 175 mil. A conta portuguesa tinha mais de 25 mil.

Quando foi anunciado que o Papa ia aderir ao Twitter, a Santa Sé teve o cuidado de esclarecer que embora as mensagens não sejam escritas pessoalmente por Bento XVI, o Papa aprova todos os "tweets" antes de serem publicados.

Não é preciso estar registado no Twitter para ver as actualizações das contas de Bento XVI.