Emissão Renascença | Ouvir Online

Evangelizar na rua em tempo de Advento

11 dez, 2012 • Rosário Silva

Presépio na Cidade anima as ruas de Évora pelo terceiro ano consecutivo. Objectivo é “é evangelizar, dar a conhecer Jesus, na rua, aquele em que nós acreditamos”.  

Evangelizar na rua em tempo de Advento
Um grupo de leigos católicos em Évora volta, este ano, a substituir a Igreja pela rua.

A iniciativa “Presépio na Cidade” já acontece em Lisboa há alguns anos e em Évora pelo terceiro ano.

No ano da fé e em plena quadra natalícia, pretende-se unir todos os que querem comemorar a vinda do Salvador. A oração do terço far-se-á, a partir desta terça-feira, às 18h30, em pleno centro da cidade, junto ao presépio que recorda o nascimento de Cristo às portas da Igreja de Santo Antão, em plena Praça do Giraldo.

Os cristãos são convidados, mas todos são bem-vindos, que mais não seja para um momento de recolhimento.

“O Presépio na Cidade” é uma iniciativa de várias famílias que querem dar testemunho da sua fé e dizer a toda a gente, crentes e não crentes, que Cristo é sinal de vida, como explica uma das organizadoras, Marta Chorão Bilo: “Poderíamos fazer dentro da Igreja, calmamente, sem chamar a atenção, mas aquilo que se pretende como ‘Presépio na Cidade’ é evangelizar, dar a conhecer Jesus, na rua, aquele em que nós acreditamos. Isto, sem medo e sem vergonhas, mas com muita alegria e com muita esperança.”

Ao som de cânticos e da oração do terço, todos podem participar, cada qual à sua maneira. O importante é dar a conhecer o Salvador, mas é também o ambiente com que cada um vive esta quadra natalícia, porque afinal Ele nasceu para todos.

“Se as pessoas quiserem estar só a ouvir e ao pé de nós, não tem problema nenhum. As pessoas não têm que estar a rezar, mas se quiserem sentir um pouco desta oração e meditar por dentro, porque não? Porque não sentirem o chamamento de Deus de uma forma silenciosa? O mais importante é que venham ouvir, venham conhecer”, diz a organizadora.