Tempo
|

Morreu o “decano” dos Patriarcas cristãos

05 dez, 2012 • Filipe d’Avillez

Com a morte de Inácio IV de Antioquia o líder cristão mais velho ainda em funções passa a ser Bento XVI, com 85 anos.  

Morreu hoje, aos 91 anos, o Patriarca da Igreja Ortodoxa da Antioquia.

Inácio IV era o pastor de uma comunidade de cerca de dois milhões de cristãos sobretudo na área do Médio Oriente. Os cristãos greco-ortodoxos são maioria na Síria, por exemplo, e têm grandes comunidades no Iraque, na Jordânia e no Líbano.

O Patriarca deu entrada num hospital libanês, ontem, devido a um AVC e acabou por falecer hoje. O seu corpo será agora trasladado para a Síria onde será sepultado.

Com estudos em prestigiadas universidades no Ocidente, o Patriarca Inácio liderava a Igreja Ortodoxa de Antioquia desde 1979 e era uma das vozes cristãs mais influentes e importantes do Médio Oriente. Ao longo do último ano e meio o Patriarca fez repetidos apelos à paz na sua terra Natal.

Desde a morte do Patriarca Ortodoxo da Bulgária, em Novembro deste ano, que Inácio IV era o Patriarca cristão, em funções, mais velho. Esse posto pertence agora a Bento XVI, que tem 85 anos feitos em Abril e é por isso meses mais velho que o Patriarca Emanuel III, que lidera a Igreja Católica Caldeia.

O Patriarca Nasrallah Sfeir dos Maronitas, que é também católico, tem 92 anos feitos em Maio, mas resignou ao cargo em Fevereiro de 2011 pelo que é emérito e já não está em funções.