Tempo
|

Seminário de Leiria pergunta a dezassete jovens “Ser padre, porque não?”

17 nov, 2012 • Paula Costa Dias

O encontro visa ajudar os jovens a descobrir a sua vocação, mesmo que esta não seja o sacerdócio, salienta o padre André Batista.  

O Seminário de Leiria recebe, neste fim-de-semana, duas dezenas de jovens com mais de 11 anos, aos quais é colocada a questão “Ser Padre, porque não?” O encontro visa ajudar os jovens a encontrar a sua vocação.

Diogo Parreiras tem 16 anos e veio, este ano, pela primeira vez ao encontro para fazer amigos e descobrir se tem vocação para o sacerdócio: “Para conhecer mais pessoas, conhecer mais do seminário. Ainda não sei se gostava de ser padre, tenho de reflectir mais um pouco”.

Menos dúvidas têm os progenitores, como é o caso de Júlia Monteiro, que trouxe o neto pela oportunidade: “É uma oportunidade de uma melhor educação. Podem também ganhar aqui uma formação mais sã, amigos com quem se possam relacionar no futuro, porque os amigos, hoje em dia, são mais escassos. E gostaria muito que ele fosse padre”.

O encontro visa ajudar os jovens a descobrir a sua vocação, mesmo que esta não seja o sacerdócio, salienta o padre André Batista: “Na história, não muito longínqua, havia a pressão da família, mas também a pressão social, o precisar de estudar, por exemplo. Aqui, criámos este contexto para que sejam eles a decidir”.

Dezassete rapazes responderam ao convite e durante deste fim-de-semana estão envolvidos em actividades propostas pelo pré-seminário de Leiria.