Tempo
|

Livro ajuda paróquia de São Nicolau a ajudar idosos

15 nov, 2012 • Ângela Roque

O livro conta as histórias pessoais de seis idosos. Objectivo é “fazer um bocadinho de sensibilização para a importância da terceira idade”.

Sempre em busca de novas fontes de financiamento o Centro Social Paroquial de S. Nicolau, em Lisboa, lança hoje o livro “Pequenos contos, grandes vidas”.

São histórias que falam de uma Lisboa de outras eras, mas sobretudo da vida dos seus protagonistas - idosos que continuam a viver na Baixa e que são apoiados pelo centro social paroquial de S. Nicolau.

Sofia Salvado, a autora do livro, diz que o objectivo é “fazer um bocadinho de sensibilização para a importância da terceira idade, mostrar que as pessoas idosas têm imensa informação que nós já não temos e a pessoa sentir que a sua vida é interessante, que tem algo para ser partilhado, para ensinar a outras pessoas”.

O livro conta as histórias pessoais de seis idosos. A sétima história reúne vários testemunhos: “A sétima acaba por ser um conjunto de vários testemunhos, incluindo de uma senhora que é filha de uma das utentes, com quem tive a falar. Viveu a juventude aqui na Baixa e contou histórias interessantíssimas. A ideia não era fazer um relato maçudo e biográfico, era ser fiel à história das pessoas e dar-lhes uma roupagem ficcional, para ser mais giro de ler”.

As receitas do livro vão reverter para o projecto “Mais proximidade, melhor vida”, que acompanha 86 idosos de várias paróquias da Baixa. O projecto tem tido o apoio de vários mecenas, mas precisa de financiamento para 2013 e o livro será uma ajuda.

A obra tem prefácio de Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e vai ser lançado às 17h30 no Palácio Foz.

A cerimónia inclui um recital com o fadista Vicente da Câmara e os pianistas Domingos António e Andréa Luísa Teixeira.