Tempo
|

Bento XVI nomeia seis novos cardeais

24 out, 2012 • Filipe d’Avillez

Nenhum dos seis nomeados é europeu e dois são líderes de Igrejas Católicas Orientais.  

O Papa surpreendeu hoje ao anunciar um consistório já no próximo mês de Novembro, no qual nomeará de seis novos cardeais.

Nenhum dos seis homens que receberá o barrete cardinalício é europeu e apenas um é do mundo ocidental. Desta forma, o Papa corrige um certo desequilíbrio que foi apontado à última lista de cardeais nomeados, que era esmagadoramente composta por europeus e ocidentais.

Na nova lista, inclui-se um americano, o arcebispo James Michael Harvey, que está na Cúria Romana, como prefeito da Casa Pontifícia, mas que já foi nomeado arcipreste da basílica de São Paulo Fora de Muros. Harvey é, aliás, o único representante da Cúria Romana, em nítido contraste com o consistório de Fevereiro, em que os membros da Cúria eram uma dezena.

Três dos outros bispos são das Filipinas, Colômbia e Nigéria, respectivamente, o Arcebispo de Manila, Luis Antonio Tagle, de 55 anos, o Arcebispo de Bogotá, Rubén Salazar Gómez, que tem 70, e John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, actual arcebispo de Abuja.

Bento XVI eleva também ao cardinalato dois líderes de Igrejas Católicas de rito Oriental: o Patriarca Béchara Boutros Raï, da Igreja Maronita, que tem sede no Líbano, e o Arcebispo-maior da Igreja Siro-Malankara, Baselios Cleemis, que, aos 53 anos, se torna no mais jovem cardeal do colégio cardinalício.

A ausência no lote do Patriarca maronita tinha causado alguma estranheza no anterior consistório de Fevereiro, uma vez que já tinha sido empossado e que o seu antecessor, o Cardeal Patriarca Nasrallah Sfeir, já tinha ultrapassado, há muito, o limite de 80 anos para poder votar num conclave.

Já a nomeação do Arcebispo-maior Baselios é significativa, não só pela sua idade, mas porque se torna no primeiro líder da Igreja Siro-Malankara a tornar-se cardeal. O actual responsável da Igreja Siro-Malabar, outra Igreja Católica Oriental baseada na Índia, foi feito cardeal no consistório de Fevereiro.