Tempo
|

Papa aceita renúncia de bispo acusado de abusos sexuais

09 out, 2012

Ex-bispo de Iquique reconhece que teve uma relação "imprudente" com um jovem rapaz.

Papa aceita renúncia de bispo acusado de abusos sexuais
Bento XVI aceitou a resignação do bispo Marco Antonio Ordenes Fernandez, da diocese de Iquique, no Chile. Ordenes está actualmente a ser investigado pelo Vaticano por alegados abusos sexuais sobre menores.

O padre Federico Lombardi, director da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse esta terça-feira aos jornalistas que a ligação entre a renúncia e a investigação é "evidente".

O bispo, de 47 anos, tinha 42 quando foi ordenado para o episcopado, apenas uma década depois da sua ordenação sacerdotal. É acusado de ter abusado de um acólito de 15 anos. Ordenes, por sua vez, diz que conheceu o rapaz quando este tinha 17 anos e que a relação entre os dois teve lugar quando a vítima era maior de idade.

Afirmando que apenas teve um "acto imprudente", Ordenes garante que está de consciência tranquila diante de Deus.

O chileno não é o primeiro bispo católico a ver-se envolvido num escândalo de abusos sexuais. Mais recentemente, o bispo Roger Vangheluwe, de Bruges, renunciou quando se soube que tinha abusado sexualmente de um sobrinho e um bispo canadiano também renunciou ao cargo quando foram encontradas imagens pedófilas no seu computador.