Emissão Renascença | Ouvir Online

Cazaquistão vai ter primeira catedral em honra de Virgem de Fátima

07 set, 2012 • Aura Miguel, no Cazaquistão

Fica em Karaganda, local que foi um campo de concentração do regime comunista da antiga União Soviética.

Cazaquistão vai ter primeira catedral em honra de Virgem de Fátima
A primeira catedral do mundo em honra de Nossa Senhora de Fátima foi construída no Cazaquistão e vai ser consagrada no próximo domingo.
A primeira catedral do mundo em honra de Nossa Senhora de Fátima foi construída no Cazaquistão e vai ser consagrada no próximo domingo.

O projecto foi conduzido por Monsenhor Athanasius Schneider, bispo-auxiliar de Astana, a capital daquele país. E foi construída em Karaganda, o local que foi um campo de concentração.

Em entrevista à Renascença, o bispo do Cazaquistão sublinha a importância actual da mensagem de Fátima e espera que ajude a esquecer os erros do passado. “Construir uma catedral em honra da nossa senhora de Fátima num sítio que era dominado pelo regime ateísta-comunista e ainda mais num lugar como Karaganda - capital da rede de campos de concentração-, tem um grande significado espiritual para a Igreja desta região. E espero que também seja um lugar de oração, de memória e de expiação por estes crimes que foram feitos contra Deus”, explica.

Nestas declarações Monsenhor Athanasius Schneider recorda que de Fátima “irradia uma mensagem muito actual para toda humanidade e Igreja”, e deixa uma mensagem ao país: “Quero agradecer aos portugueses que acolheram, conservaram e difundiram pelo mundo. Mas, também, incentivar os portugueses a cultivarem esta devoção a Nossa Senhora de Fátima e a fé católica.

O bispo-auxiliar de Astana, que nasceu na ex-união soviética no seio de uma família de ascendência germânica, recorda o sofrimento da sua família no tempo dos “gulags”, sublinhando contudo, que "somente a Cruz nos salva".

“Foram tempos difíceis e terríveis que passaram os meus pais. Tempos de deportação, de trabalhos forçados e de perseguição. Eu, como criança, vivi também os tempos de clandestinidade e, na escola, de zombaria contra Deus e contra os fiéis", diz.

A celebração de inauguração da catedral é no próximo domingo (dia 9 de Setembro) e vai ser presidida pelo Cardeal Ângelo Sodano, enviado do Papa Bento XVI.

Jornalista Aura Miguel está no Cazaquistão com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.