Emissão Renascença | Ouvir Online

"É uma loucura"

05 set, 2012 • Olímpia Mairos

Centro e trinta homens vão carregar um andor de 24 metros numa freguesia de Vila Real.

"É uma loucura"
A Romaria de Nossa Senhora da Pena é um dos acontecimentos mais carismáticos da região de Vila Real. A festa realiza-se sempre no segundo domingo do mês de Setembro no Santuário de Nossa Senhora da Pena, situado na freguesia de Mouçós.

O principal motivo de interesse são os andores que compõem a procissão. Entre estes, o grande destaque vai para um que tem 24 metros de altura, pesa mais de três toneladas e é transportado em ombros por 130 homens.

"No ano passado, teve 23 metros. Este ano vai ter 24 - é uma coisa fora do normal. É uma loucura já, mas é tradição", explica Carlos Morgado, da organização.

A ornamentação do andor está há mais de 20 anos a cargo de Joaquim Fernandes, armador de Lousada. Representa um longo e meticuloso trabalho: "É um trabalho muito melindroso. São muitas horas em pé a pôr peças. Se for preciso, andamos dois dias à volta de uma peça para pôr o cetim".

Daí que o trabalho já tenha começado há muito, diz o filho de Joaquim, Gilberto Fernandes: "Desde que acabou a festa do ano passado, começámos a fazer novo pano, novos brilhantes, novos espelhos, para chegar cá tudo dois meses antes da festa e aplicar tudo no andor".

A imponente procissão com o gigantesco andor da Senhora da Pena realiza-se domingo e nela incorporam-se mais catorze andores.