Emissão Renascença | Ouvir Online

Igreja disponível para ajudar vítimas de incêndios e sensibilizar populações

04 set, 2012

D. António Marto considera o incêndio de Ourém uma calamidade.

Igreja disponível para ajudar vítimas de incêndios e sensibilizar populações
Em vários pontos do país a Igreja tem-se apressado a dar apoio às vítimas dos incêndios e também a ajudar as autoridades a sensibilizar para os cuidados a ter nesta matéria.

Numa mensagem hoje divulgada o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, manifesta a sua preocupação perante o incêndio de Ourém, que considera tratar-se de uma calamidade.

D. António Marto expressa ainda a disponibilidade da diocese para colaborar com as autoridades locais no apoio às vítimas e apela ainda às paróquias da diocese para que estabeleçam uma rede de solidariedade que torne este serviço de apoio mais amplo e eficaz.

Em declarações à Renascença, explica que a colaboração da diocese vai ser assumida, sobretudo, através da Cáritas. O Bispo também apelou às paróquias para atenderem às "necessidades mais imediatas" de todos os afectados pelo incêndio de Ourém.

No mesmo sentido vão as preocupações dos párocos da vigararia de Alenquer, no Patriarcado de Lisboa, que estão a sensibilizar os fiéis para os cuidados a ter nesta altura para fazer face aos incêndios.

Segundo o padre Rui Pedro Sousa Louro, pároco da Merceana: “Tem sido pedido pela protecção civil daqui de Alenquer que se faça uma sensibilização nas paróquias para os fogos, e tem sido feito esse alerta para o cuidado de não fazer queimadas, churrascos em zonas de campo, lançar beatas para o chão, todos os cuidados que devemos ter no campo”, explica.

Enquanto o pároco falava à Renascença decorria, precisamente, um incêndio junto à Serra de Montejunto.