Tempo
|

Bispos de França promovem oração a favor de casamento tradicional

07 ago, 2012

Episcopado francês recupera tradição antiga de “oração pela França” no dia 15 de Agosto.

Bispos de França promovem oração a favor de casamento tradicional
Os bispos franceses decidiram recuperar uma tradição criada por Luís XIII em 1638 e ordenar que no dia 15 de Agosto seja lida em todas as Igrejas do país uma oração pela França.

A tradição tinha caído em desuso durante o século XX e a sua recuperação marca uma nova postura do episcopado francês que tendencialmente se tem mantido distante de questões políticas e fracturantes.

Contudo, a oração aprovada pelos bispos toca em vários pontos sensíveis e é inevitável que seja entendida também como um desafio ao Governo de François Hollande, que já prometeu introduzir o “casamento” entre homossexuais e a adopção por homossexuais e que poderá ainda legalizar a Eutanásia.

Assim, no dia 15 de Agosto os católicos franceses rezarão pelos políticos “para que o seu sentido do bem comum se sobreponha a exigências especiais”, e que apoiem as famílias, “sobretudo nos momentos mais difíceis”.

Numa referência clara à proposta de legalização de adopção de crianças por homossexuais, a oração pede que as crianças deixem de ser “objectos dos desejos e conflitos dos adultos, podendo beneficiar inteiramente do amor de um pai e de uma mãe”.

O porta-voz da conferência episcopal francesa, monsenhor Bernard Podvin, alega que os bispos querem “alertar a consciência pública para escolhas sociais graves”.