Tempo
|

Igreja de Santo Cristo quer ser basílica para os 300 anos

03 jul, 2012 • Olímpia Mairos

D. José Cordeiro diz que a diocese se vai esforçar nesse sentido, mas que tudo depende do Vaticano.  

A Igreja de Santo Cristo, em Outeiro, no concelho de Bragança, pode vir a ser uma basílica. Este é pelo menos o desejo da Câmara de Bragança e do bispo da diocese de Bragança-Miranda.

Construída no século XVII, e monumento nacional desde 1927, a Igreja de Santo Cristo de Outeiro, distingue-se pela simetria e equilíbrio de proporções.

A fachada principal é rasgada por um magnífico portal geminado, encimado por uma grande rosácea e flanqueada por duas torres sineiras com remate piramidal. No interior, de gosto barroco, sobressaem os altares de talha policromada e dourada.

É um monumento único na região de Trás-os-Montes. Recentemente sofreu obras de restauro, que se vão estender à sacristia, e que levam o autarca de Bragança, Jorge Nunes, a manifestar o desejo de ver a Igreja classificada como Basílica. “A declaração por parte do Vaticano de aprovação desta igreja como basílica seria notável para o próximo ano.”

D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança–Miranda, garante que vai empenhar-se na candidatura do Monumento Nacional a basílica. “Vamos desenvolver esforços nesse sentido, se for possível, agora isto é um processo longo e moroso, tem as suas próprias exigências. Com a cooperação de todas as entidades faremos o nosso trabalho e espero que isto seja tornado realidade.

“Depois com a emblemática data dos 300 anos da dedicação desta Igreja, a celebrar a 3 de Maio no próximo ano, penso que é um motivo acrescido para a concessão deste título. Agora, não é garantido porque não depende de mim, depende da Santa Sé”, explica ainda o bispo.