Emissão Renascença | Ouvir Online

D. José Policarpo

“Abrir o coração a Cristo renova a vida”

01 jul, 2012

No Mosteiro dos Jerónimos, o Cardeal Patriarca, para além de ordenações, ainda deixou um desafio ao Povo de Deus para que tenha uma relação pessoal com Cristo.

“Abrir o coração a Cristo renova a vida”

Cinco padres e três diáconos foram ordenados este domingo pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

Estes novos elementos entram para o serviço da Igreja e a quem D. José Policarpo lembrou a importância do poder sacramental dessa mesma Igreja que dá ao homem o poder de fazer o que Cristo faz: converter os corações e perdoar os pecados.

“Meus queridos ordinandos, a Igreja pelo seu poder sacramental tem esta força de fazer o que só Jesus pode fazer. Ao impor-vos as mãos faço aquilo que só Ele pode fazer e vós, no exercício do vosso ministério sacerdotal, pensai sempre nisto: quando anunciais a palavra – a ponto de ela ser uma palavra que converte e move os corações -, quando pegais no pão e no vinho e dizeis ‘Isto é o meu corpo, tomai e comei, isto é o meu sangue, tomai e bebei’, quando disserdes aos vossos irmãos arrependidos ‘Eu te perdoo os teus pecados’ estareis a fazer o que só Ele pode fazer. O poder sacramental da Igreja é a manifestação mais bela, mais decisiva da sua qualidade e do seu mistério”, disse.

Na homília da missa de ordenações, que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, o bispo de Lisboa também desafiou todo o Povo de Deus a uma relação pessoal com Cristo.

“Meus irmãos e irmãs abramos o nosso coração a este contacto pessoal com Jesus porque a partir Dele renova-se a nossa vida e nós seremos, a partir Dele, focos transformadores do mundo em que vivemos”.