Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo líder do Egipto vai escolher cristão para a vice-presidência

28 jun, 2012

Mohamed Morsi pertence à Irmandade Islâmica mas promete que vai ser o presidente de todos os egípcios e que salvaguardará os direitos das mulheres e das minorias religiosas.

Novo líder do Egipto vai escolher cristão para a vice-presidência
O novo líder do Egipto, o islamista Mohamed Morsi, comprometeu-se a escolher uma mulher e um cristão para vice-presidentes, num gesto que seria histórico para aquele país esmagadoramente islâmico.

Morsi era o candidato da Irmandade Islâmica e a sua eleição encheu de preocupação os cerca de 12 milhões de cristãos egípcios, que se queixam de discriminação.

Contudo, o novo presidente prometeu várias vezes que será o líder de todos os egípcios, não só dos muçulmanos, e que salvaguardará os direitos das mulheres e das minorias religiosas.

Nos seus primeiros dias na presidência, Morsi fez questão de receber delegações representando a Igreja Copta Ortodoxa, maioritária, e da Igreja Católica, que representa apenas cerca de 200 mil cristãos.

O presidente garantiu-lhes novamente a sua vontade de promover a paz social e pôr fim aos conflitos que tem havido entre diferentes comunidades religiosas, e repetiu a promessa de nomear uma mulher e um copta para a vice-presidência. Contudo, o porta-voz da Igreja Católica diz que essas posições devem ter poder real: “Caso contrário não passará de um posto decorativo”, afirmou o padre Greiche.