Tempo
|

Vá ao Mosteiro de Salzedas e coma como um monge

12 jun, 2012 • Liliana Carona

Truta e javali são dois dos pratos fortes que aliciam quem quer saber como eram as refeições dos monges cistercienses.  

Vá ao Mosteiro de Salzedas e coma como um monge
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, no concelho de Tarouca, vai passar a servir jantares monásticos, a começar já no Sábado.

Os jantares têm lugar nos claustros. O padre José Seixeira explica que a ideia era recriar o ambiente da época de uma forma diferente: “Em vários lugares se fazem ceias medievais e achámos bem criar um evento diferente. Fomos investigar o que os monges comiam, o que faziam no refeitório”

Os clientes têm tudo para sair satisfeitos deste repasto. De truta a javali, há alimentos para todos os gostos: “A truta era pescada no rio Varosa, ainda hoje muitos dos que vão a Tarouca procuram essas trutas do Varosa. O javali era um animal abundante e muitas vezes comiam javali. Embora os monges não comessem muita carne, mas nos dias em que comiam melhor sim. Depois a fruta da época e a animação que criamos à volta do jantar.”

Esta é uma forma de recriar o ambiente da época em que o mosteiro era habitado por monges cistercienses e ainda aproveitar para ver o mosteiro restaurado.