Emissão Renascença | Ouvir Online

Tecnologia ajuda a contar aparições de Fátima

05 jun, 2012

O projecto, intitulado "O Milagre de Fátima", espera receber 300 mil visitantes por ano.

Tecnologia ajuda a contar aparições de Fátima

Um novo espaço que recria as aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos é inaugurado quarta-feira, em Fátima, com conteúdos multimédia de última geração, recorrendo a hologramas, sons e odores. 
 
O projecto, intitulado "O Milagre de Fátima", teve um custo global de um milhão de euros, com comparticipação de 75% por fundos comunitários, informou um dos investidores, David Catarino, acrescentando que a verba é "utilizada fundamentalmente em nova tecnologia". 
 
"O Milagre de Fátima" quer receber cerca de 300 mil pessoas por ano, afirmou o empresário, que já foi presidente da Câmara de Ourém e da Região de Turismo de Leiria-Fátima. 
 
A ideia passa por "oferecer um produto turístico de qualidade e de referência nacional no nosso país e com projecção a nível internacional", referiu, explicando que, " apesar da tecnologia já disponível, estava por fazer uma nova apresentação de Fátima nos momentos fundamentais da sua realidade como destino religioso".
 
O responsável pela parte tecnológica do projecto disse à Lusa que "o grande factor de diferenciação do projecto tem a ver com o valor imersivo", já que "todas as soluções são altamente envolventes e todas elas combinam elementos digitais e reais". 
 
Luís Agrellos, da Oneway Gema, empresa especializada em aplicações interactivas, explicou que os visitantes, em função do contexto histórico, "vão encontrar os cheiros que melhor descrevem o ambiente". 
 
No espaço dedicado ao milagre do sol, o público vai ser convidado a experimentar um ambiente mais agreste, com vento e chuva, mas também calor e luz, "algo que vai sentir-se fisicamente, associado à animação que estão a ver", esclareceu.  
 
Já nas imagens dedicadas à I Guerra Mundial, uma das contextualizações históricas recriadas naquele espaço, o cheiro predominante será o da pólvora.
 
"É uma experiência que quer apelar a todos os sentidos", sublinhou Luís Agrellos. 
 
"O Milagre de Fátima" está dividido em duas partes. Uma dedicada a uma visita em grupo, outra de exploração individual dos conteúdos disponíveis.
 
O espaço está preparado para acolher, em simultâneo, três grupos de 20 pessoas, sendo que o tempo de duração de cada visita está estimado em 30/40 minutos.