Emissão Renascença | Ouvir Online

Santa Sé reforça ligação com a Cáritas Internacional

02 mai, 2012

Papa passa a nomear directamente alguns membros do Conselho Executivo da Cáritas Internacional e candidatos a tesoureiro têm de ser aprovados pelo Vaticano.

Santa Sé reforça ligação com a Cáritas Internacional
O Vaticano reforçou a sua ligação institucional com a Cáritas Internacional, através d publicação, hoje, de um decreto geral que institui novas regras para a regulação da organização.

Roma realça o papel único que a Cáritas, fundada por Pio XII no seguimento da Segunda Guerra Mundial, tem no mundo da acção social e caritativa a nível internacional e afirma que o decreto é uma forma de garantir que todo esse trabalho se desenvolve num espírito de plena comunhão com o Papa e com a doutrina do magistério católico.

Entre as várias disposições reforça-se o poder de veto que a Santa Sé tem sobre a nomeação de titulares de cargos importantes na Cáritas. O presidente e o secretário-geral já precisavam de ser nomeados pelo Vaticano e a partir de agora o cargo de tesoureiro também o deve ser.

O Papa passa ainda a nomear directamente três membros do Conselho Executivo. Neste caso trata-se de três bispos, um do Burkina-Faso, outro do Chipre e um dos Estados Unidos. Segundo uma carta publicada também hoje para acompanhar o decreto-geral, esta medida prevê: “sublinhar a ligação próxima entre a organização e o sucessor de Pedro, bem como a atenção particular que o Papa lhe presta”.

A agência do Vaticano que passa a ter um papel mais significativo na vigilância das actividades da Cáritas é a Cor Unum, que fica com a responsabilidade de "aprovar os textos com conteúdos morais ou doutrinais" e passa a ter lugar, com direito a tomar a palavra, nas reuniões dos órgãos da cáritas. Todos os acordos e parcerias celebrados entre a Cáritas e organizações não governamentais passam a necessitar de aprovação prévia.

A Cáritas Internacional é uma confederação que reúne as várias delegações nacionais da Cáritas. Dentro de cada país estas estão por sua via organizadas a nível diocesano.