Tempo
|

Bispos pedem justiça e equidade no combate à crise

16 abr, 2012 • Paula Costa Dias

Conferência Episcopal está reunida em Fátima para uma assembleia plenária, na qual vai ser recordado o Concílio Vaticano II.

Bispos pedem justiça e equidade no combate à crise
fátima, depois da CEP

O presidente da Conferência Episcopal pede justiça, realismo e equidade para fazer frente à crise. Na abertura da Assembleia Plenária de Abril, D. José Policarpo referiu que a Igreja está empenhada em ajudar a construir a rede de solidariedade que permite dar resposta às novas situações sociais emergentes.

“A todos pedimos a coragem da verdade, a generosidade das soluções propostas, a prioridade dada ao bem comum, a busca da justiça e da paz social. A verdade deve prevalecer sobre ideologias, o bem-comum está acima de interesses individuais ou grupais, a justiça procurada no realismo das situações exige sempre a equidade”, disse.

Na abertura desta assembleia plenária, o Cardeal Patriarca apelou ainda à união da Igreja portuguesa, uma forma de ir ao encontro dos desafios lançados pelo Papa Bento XVI.

“Quanto mais unidos estivermos nessa responsabilidade colegial, mais as igrejas a que presidimos estarão em comunhão. A nova evangelização é antes de mais uma proposta de radicalidade cristã - esta só acontecerá se os evangelizadores forem testemunhas de vida cristã. Só o vigor de uma fé confessada permitirá a ousadia de novas formas de evangelizar, em que a missão dos cristãos leigos é importante”, acrescenta D. José Policarpo.

Estes são desafios que se enquadram na proposta de celebração do aniversário do Concílio Vaticano II, sobre a qual, nesta assembleia, os bispos vão emitir uma nota pastoral.